A universidade no seculo XXI: para uma Universidade Nova


           

Após as reformas universitárias impostas pelo governo militar o ensino nas universidades brasileiras sofrem grandes impactos nos anos 1960. Diante isto houve decadência no ensino, 1990 chega ao ponto de haver quase uma total desregulamentação , gerando um educação simplista como o que foi observado no texto , se distanciando cada vez da ideia de que a universidade é o lugar de formação de inteligência e de cultura nacional.

Em 2004 houve um processo de profunda revisão da estrutura, função e compromisso social da nossa universidade, visando pensar seu futuro enquanto instituição .

Foram propostos alguns experimentos universitários na busca de corrigir este cenário desastroso, mas vai muito além de propostas de inovação já é um sistema de fato conservador. 

Atualmente as conjunturas estudantis propondo revisões de estrutura, mas infelizmente em 2005 foram interrompidas a iniciativas neste sentido por algumas unidades conservadoras.

Em 2006 foi postulada reeleição da Reitoria da UFBA, com intenções de reformas universitárias de fato. Depois de muita luta sobre a proposta de Universidade Nova(como é chamada atualmente) foi aprovada e passou a ser oferecida em 2009, trazendo como principais mudanças novos ciclos de educação que é o atual Bacharelado interdisciplinar (BI) que é um curso de formação geral propedêutica , e o segundo ciclo que é focado em uma formação mais especifica , tudo isso com uma nova estrutura modular .

As cargas horarias são definidas pelos alunos tanto na formação geral como na especifica .

O Eixo da formação geral do Bi é composto por dois blocos: Estudos sobre a Contemporaneidade e Formação nas Três Culturas.

Já o Eixo de Formação Especifica é composta por três blocos : Orientação Profissional, Área de Concentração, Eixo Integrador.

Nos dias de hoje a forma de seleção dos alunos é muito exclusa para um tipo de inteligência especifica , que acaba excluindo alunos com capacitações amplas na área de trabalho pessoas que contem um inteligência emocional maior .

O novo Modelo Universidade Nova serão construídos com base nos seguintes princípios norteadores: Flexibilidade , Autonomia , Articulação e Atualização, visando assim oferecer diferente níveis de competências e habilidades. Este regime de ciclos tem como objetivo essa inclusão social pela educação, no Brasil já se é utilizado o Bacharelado Interdisciplinar como requisito para licenciaturas e engenharias; em outras nove universidades federais e em países que uma elevados graus de desenvolvimentos.

 Esperamos que este projeto inovador universitário tenha grande progresso e sucesso.

  A universidade no seculo XXI: para uma Universidade Nova.

 

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