A universidade no seculo XXI: para uma Universidade Nova
Após
as reformas universitárias impostas pelo governo militar o ensino nas
universidades brasileiras sofrem grandes impactos nos anos 1960. Diante isto
houve decadência no ensino, 1990 chega ao ponto de haver quase uma total
desregulamentação , gerando um educação simplista como o que foi observado no
texto , se distanciando cada vez da ideia de que a universidade é o lugar de
formação de inteligência e de cultura nacional.
Em
2004 houve um processo de profunda revisão da estrutura, função e
compromisso social da nossa universidade, visando pensar seu futuro enquanto
instituição .
Foram
propostos alguns experimentos universitários na busca de corrigir este cenário
desastroso, mas vai muito além de propostas de inovação já é um sistema de fato
conservador.
Atualmente
as conjunturas estudantis propondo revisões de estrutura, mas infelizmente em
2005 foram interrompidas a iniciativas neste sentido por algumas unidades
conservadoras.
Em
2006 foi postulada reeleição da Reitoria da UFBA, com intenções de reformas
universitárias de fato. Depois de muita luta sobre a proposta de Universidade
Nova(como é chamada atualmente) foi aprovada e passou a ser oferecida em 2009,
trazendo como principais mudanças novos ciclos de educação que é o atual
Bacharelado interdisciplinar (BI) que é um curso de formação geral propedêutica
, e o segundo ciclo que é focado em uma formação mais especifica , tudo isso
com uma nova estrutura modular .
As
cargas horarias são definidas pelos alunos tanto na formação geral como na
especifica .
O
Eixo da formação geral do Bi é composto por dois blocos: Estudos sobre a
Contemporaneidade e Formação nas Três Culturas.
Já
o Eixo de Formação Especifica é composta por três blocos : Orientação
Profissional, Área de Concentração, Eixo Integrador.
Nos
dias de hoje a forma de seleção dos alunos é muito exclusa para um tipo de
inteligência especifica , que acaba excluindo alunos com capacitações amplas na
área de trabalho pessoas que contem um inteligência emocional maior .
O
novo Modelo Universidade Nova serão construídos com base nos seguintes
princípios norteadores: Flexibilidade , Autonomia , Articulação e Atualização,
visando assim oferecer diferente níveis de competências e habilidades. Este
regime de ciclos tem como objetivo essa inclusão social pela educação, no
Brasil já se é utilizado o Bacharelado Interdisciplinar como requisito para
licenciaturas e engenharias; em outras nove universidades federais e em países
que uma elevados graus de desenvolvimentos.
Esperamos que este projeto inovador
universitário tenha grande progresso e sucesso.
A universidade no seculo XXI: para uma Universidade Nova.
Comentários
Postar um comentário